terça-feira, 9 de agosto de 2011

MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA ENTENDERMOS A CRISE GLOBAL


VIU?  Crise! Há quanto tempo alertamos e não adiantou

OS LIMITES DO CAPITAL SÃO OS LIMITES DA TERRA 

BASEADO EM TEXTO DE LEONARDO BOFF

SUSTENTABILIDADE DA TERRA
  • Em 1961 precisávamos de metade da Terra para atender as demandas humanas.
  • Em 1981 empatávamos: precisávamos de uma Terra inteira.
  • Em 1995 já ultrapassamos em 10% de sua capacidade de regeneração, mas ainda era suportável 
  • Em 2008 passamos de 40%  e a Terra está dando sinais inequívocos de que já não aguenta mais.
  • Se mantivermos o crescimento do PIB mundial entre 2-3% ao ano, em 2050 vamos precisar de duas Terras, o que é impossível.

Earth Overshoot Day - "o dia da ultrapassagem da Terra".

Dia 23 de setembro de 2008
Grandes institutos que acompanham sistematicamente o estado da Terra anunciaram: a partir deste dia o consumo da humanidade ultrapassou em 40% a capacidade de suporte e regeneração do sistema-Terra. Traduzindo: a humanidade está consumindo um planeta inteiro e mais 40% dele que não existe. O resultado é a manifestação insofismável da insustentabilidade global da Terra e do sistema de produção e consumo imperante. Entramos no vermelho e assim não poderemos continuar porque não temos mais fundos para cobrir nossas dívidas ecológicas.
Tudo virou mercadoria, inclusive a própria Terra. E a economia submeteu a si a política e mandou para o limbo a ética.
Agora não se trata mais de salvar o capitalismo. É preciso encontrarmos outro caminho sem esta sanha voraz de consumir toda a matéria prima e os recursos naturais.
É urgente a mudança do paradigma consumista para um paradigma da sustentabilidade. Para mudar isto é preciso inverter a lógica da propaganda de todo o comércio do estímulo irresponsável ao consumismo para o consumo responsável. Mudar a qualidade dos produtos para produtos duráveis e não que só enchem a vista e agucem o desejo. O controle de natalidade tem que entrar na pauta das nações unidas. As leis de proteção ambiental devem se tornar mais rígidas e não serem destruídas como estão tentando fazer com o código florestal. Desmatamento zero. Uso racional das florestas em pé.
PAROLE DI AMIR
Segundo meu amigo Amir é hora de afiarmos as lanças de guajuvira, pois o Sistema está ruindo basta darmos uma empurradinha
“Guasca Menoncin”! Sinta-te à vontade para usar esta e todas as frases como mais uma modalidade de ferramenta bélica que aqui, neste espaço de interação comunicativa cibernética, ousamos denominar de “lança de guajuvira”!
Meu caro amigo Menoncin, hoje é dia de poesia (ou de batalhas!) e estou assim “ajustando a mira” em tempos de rebuliço desta verdadeira zona (do meretrício) que é este capitalismo em frangalhos! Já estou escorado num cupim, só esperando o ressoar dos tambores definindo “Ao Ataque!” para o desespero do chinaredo disfarçados de burgueses.
Se fosse a minha querida mãe em sua simplicidade cristã e podendo entender o entrevero a que estamos metidos hoje, diria: Mi sembra che sento le tropette degli angeli, arcangeli, serafini e cherubini! Force sia la fine del mondo!

Nenhum comentário: