sexta-feira, 23 de março de 2012

TERRITÓRIO - Entenda os conceitos e desmascare os poderosos que nos oprimem


TERRITÓRIO

TERRITÓRIO É SINÔNIMO DE PODER

TERRITÓRIO MATERIAL – Terras, igrejas, indústrias, favelas dominadas pelo tráfico, as instalações físicas de TVs, Rádios e Jornais.

TERRITÓRIO IMATERIAL – Conhecimento; programas de TV e Rádio; a educação que se faz nas escolas públicas, privadas ou confessionais; a Ideologia; os programas de Marketing que nos atingem todos os dias; a nossa consciência, ingênua ou não.
É fundamental ressaltar que o espaço constitui, metaforicamente, a “matéria prima” para a produção do território.
O espaço é anterior ao território.
O território é uma produção a partir do espaço.
Cristaliza-se através da apropriação social do espaço por atores que realizam determinadas atividades sociais: OS ATORES QUE BUSCAM PODER - poder político (Judiciário, legislativo e executivo), econômico, religioso, midiático.
Como fazem isto?
Os mal intencionados - Grilam terras, compram votos, subornam executivos, urram em templos, rádios e TVs, fraudam licitações, nomeiam apaniguados e parentes, montam faculdades e universidades unicamente para ganhar dinheiro ou para doutrinar ovelhas, fazem "milagres e curas", etc... 
Excetuam-se poucos.  
São as relações que dão o concreto ao abstrato, são as relações que consubstanciam o poder. Toda relação social, econômica, política e cultural é marcada pelo poder, porque são relações que os homens mantêm entre si nos diferentes conflitos diários.
O território, antes de qualquer outra coisa, é relação social, é conflitualidade geograficizada. O território é a expressão concreta e abstrata do espaço apropriado, produzido. É formado, em sua multidimensionalidade, pelos atores sociais que o (re) definem constantemente em suas  cotidianidades, num “campo de forças” relacionalmente emaranhado por poderes nas mais variadas intensidades e ritmos.
Seria simplificarmos por demais o conceito de território o analisar a partir de algumas de suas características. Mais uma vez insistimos, o território não é apenas chão e propriedade, é relação social. “Por meio de vínculos, por criações ou invenções humanas, através de práticas sociais, é  que se produz território”
Os territórios são construídos socialmente, pelo exercício do poder por determinado grupo ou classe social. Podem ter um caráter mais econômico, como os dinamizados por empresários, por exemplo; mais político, como o de partidos políticos; e/ou, mais ‘culturais’, como o território de domínio da Igreja Católica, para mencionarmos, pois, apenas alguns exemplos.  Reflete, em última instância, toda a produção que deriva das relações entre os homens e destes com a natureza (que também consideramos uma dimensão do social por ser freqüentemente apropriada econômica e/ou politicamente, ou simplesmente por estar envolta pelas intencionalidades).

a) o poder não se adquire; é exercido a partir de inumeráveis pontos;
b) as relações de poder não estão em posição de exterioridade no que diz respeito a outros tipos de relações (econômicas, sociais etc.), mas são imanentes a elas;
c) o poder vem de baixo; não há uma oposição binária e global entre dominador e dominados;
d) as relações de poder são, concomitantemente, intencionais e não subjetivas; e,
e) onde há poder há resistência e, no entanto, ou por isso mesmo, esta jamais está em posição de exterioridade em relação ao poder.

ESPAÇO GEOGRÁFICO
O espaço geográfico é isso: a somatória dos conjuntos de sistemas naturais e artificiais, mais a vida que lhes anima. Ele - o espaço - possui então dimensões como a economia, a política, a cultura. Expressões do gênio humano que se expressam através das paisagens - nesse caso, as paisagens que são produtos da técnica, do engenho, do trabalho humano.
 ESPAÇO Rua normal em favela


TERRITÓRIO - De forma direta, território é o produto histórico do trabalho humano, que resulta na construção de um domínio ou de uma delimitação do vivido territorial, assumindo múltiplas formas e determinações : econômica, administrativa, bélica, cultural e jurídica. O território é uma área demarcada onde um indivíduo, ou alguns indivíduos ou ainda uma coletividade exercem o seu poder. Assim o território contém o espaço e não o contrário :
"Espaço e território não são termos equivalentes (...) É essencial compreender bem que o espaço é anterior ao território. O território se forma a partir do espaço, é resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático ( ator que realiza um programa) em qualquer nível."
Na nossa concepção, o espaço é sim um trunfo em si mesmo, ou seja, esta em si e para si, possui possibilidades infinitas, e constitui, principalmente, a condição da existência da matéria.







TERRITÓRIORua dominada pelo tráfico


Territorialização - Quando o espaço é dominado, pelo homem, que é o único com esta capacidade, o espaço torna-se território. Assim território é o resultado das possibilidades, é o resultado da ação humana.
Desterritorialização 
Exemplo: Ocupação das favelas do Alemão que significou a desterritorialização do tráfico e consequente perda de poder pelos traficantes.


CONFLITONos processos de territorialização ou desterritorialização alguém perde e alguém ganha, o que gera conflito.

Nenhum comentário: